Making-off de uma prótese 3D

O Projeto Handyhand segue um processo de desenvolvimento para a produção de uma prótese 3D. São diversos passos a serem cobertos entre o primeiro contato com a pessoa que vai receber a prótese até a entrega final. O exemplo abaixo é de uma adolescente de 14 anos que está sendo atendida pelo projeto Handyhand e deverá receber sua prótese nos próximos dias.

Fotografias e Medições

Inicialmente são feitas diversas fotos da pessoa que irá receber a prótese, para determinação do modelo a ser utilizado e da escala de impressão, com as fotos é feito um trabalho de sobreposição das próteses e respectivo ajuste e acerto de escala, esta parte do trabalho foi feita por Humberto Pavanelli que trabalha com sistemas de CAD e está nos ajudando como voluntário no Projeto:

Medição prótese e-Nable
Medição e ajuste de escala para seleção do modelo de prótese

Escolha da Prótese 3D

São testados diversos modelos escolhendo o que melhor se adapte a cada caso. A partir dessa escolha o modelo selecionado é montado em uma só peça e enviado para a impressão 3D. A foto abaixo mostra um dos modelos escolhidos já pronto para ser enviado à impressão:

Prótese de mão modelo K1
Placa com as peças já posicionadas para impressão.
Prótese 3D Phoenix
Placa de peças do modelo Phoenix

A partir do arquivo pronto se inicia o processo de impressão 3D como no vídeo abaixo:

Com as pecas prontas inicia-se o processo de montagem e acabamento.

Na foto abaixo mostramos algumas das peças já impressas para a prótese do modelo Phoenix:

Peças Prótese 3D modelo Phoenix
Peças modelo Phoenix

Para nosso primeiro trabalho, estamos produzindo 3 modelos diferentes, para verificar o que melhor se adapta neste caso. Dois modelos estão sendo impressos pela Voolt3D de Santo André e outro pela Cloud3D de Sorocaba, que são parceiros do Projeto Handyhand. Como estamos iniciando esta atividade e ainda temos muito a aprender sobre os modelos e suas características, nós optamos por produzir os 3 modelos.

A homologação do processo, tanto das próteses impressas pela Voolt3D como pela Cloud3D, será feita através de envio de um video seguindo as especificações de teste fornecidas pela e-Nable. Quando o video estiver aprovado a e-Nable emite um certificado que garante a qualidade e confiabilidade de nosso processo.

Uma resposta para “Making-off de uma prótese 3D”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*